Julho Amarelo alerta para a conscientização sobre as hepatites
- Marcos Tomaes - da redação
- 10 de jul. de 2018
- 1 min de leitura

Foto: Internet
O Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” participa até o fim do mês da campanha “Julho Amarelo”, com o objetivo de intensificar a conscientização da população para as hepatites virais, principalmente dos tipos B e C. O HR já diagnosticou 509 casos da doença em 2018.
Os dois tipos de hepatite são consideradas crônicos e agem de forma silenciosa no portador, por isso a necessidade de realizar testes rápidos que possam agilizar o inicio do tratamento.
A hepatite B pode ser transmitida através de relações sexual sem o uso do preservativo. Já a hepatite C, é transmitida através do contato com o sangue de alguma pessoa infectada pelo vírus, como por exemplo, no uso de drogas injetáveis.
Para se prevenir do tipo B da doença, as principais recomendações são a utilização do preservativo nas relações sexuais e a vacinação, que é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde. Já para se proteger da hepatite C, deve-se evitar o contato direto com o sangue de possíveis infectados.
Segundo o infectologista do HR, Alexandre Portelinha, é preciso se atentar a doença que age de forma silenciosa. “Pelo fato da vacinação contra a hepatite B ser algo recente, principalmente as pessoas com mais de 45 anos que se expuseram a alguma das formas de contágio devem realizar os testes”, orienta Portelinha. Os exames são oferecidos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Comments