top of page

Servidores públicos de Presidente Bernardes iniciaram greve na manhã dessa Sexta-Feira

  • Marcos Tomaes - da redação
  • 31 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

Foto: Cedida

Aconteceu na manhã dessa Sexta-Feira (31), o inicio da greve do sindicato dos trabalhadores da prefeitura, envolvendo cerca de 100 funcionários públicos municipais. A paralisação começou as 8h00 da manhã em frente ao Paço Municipal de Presidente Bernardes. Com bandeiras, apitos, nariz de palhaço, faixas e música, os servidores em frente ao paço reivindicaram o aumento de 10% no salário e 15% no vale alimentação.

Segundo o Presidente do Sindicato Eudes Da Silva Leonardo, essa ação envolve cerca de 617 funcionários, que estão em estado de greve desde o dia 20 por não haver nenhuma negociação com o executivo.

“Mesmo com uma lei municipal, o prefeito não quer dar o nosso aumento. Após marcarmos a nossa assembleia, o prefeito entrou em contato e sinalizou que quer negociar. Por isso, vamos esperar. Se a proposta não for razoável, vamos realizar as paralisações”, disse Leonardo.

Na ultima Sexta-Feira (24) o prefeito não se manifestou diante da futura paralisação. Eudes presidente do sindicato procurou o executivo (27) Segunda-Feira, e deu um prazo de 72 horas, ou seja, se até dia 30 de Março nenhuma negociação fosse feita a greve iria iniciar.

Em entrevista para a rádio na semana passada, Luccas Inague Rodrigues (PP) “disse que se pudesse daria até mais que 10% de aumento para os servidores, pois ele também é servidor público e presta serviço para empresas privadas.” Ele ainda ressaltou que “na atual situação que a a prefeitura se encontra, ele pede um pouco de paciência aos funcionários.”

Ele ainda explicou “que hoje existe uma parte burocrática da justiça, onde a folha de pagamento não pode passar de 54% pois o ideal é ficar em 58%, e folha de pagamento do município hoje, está em 59%, ou seja quase 60% do que a prefeitura recolhe hoje serve para pagar funcionários.”

Foto: Cedida

Hoje o prefeito falou novamente para a população, através da rádio. Ele disse “que tem que fazer as coisas com responsabilidade, pois ele não assumiu a prefeitura para fazer política e sim para administrar.” Ele ainda citou que “não tem como dar os 10% de aumento agora, e deixar os funcionários sem décimo terceiro no final do ano.” Ainda em sua fala “se dentro dos quatro anos for amargo para o povo, será amargo para mim. Eu dentro dos quatro anos de mandato, quero colocar a casa em ordem.”

Presente na entrevista também esteve um advogado para explicar a atual situação que a prefeitura enfrenta. Em sua fala ele diz “Que no ano passado as contas ficaram com nota C, abaixo do nível da adequação. Com base nos relatórios os administradores já estão tomando medidas administrativas para implantar o dinheiro no lugar certo, e fazer a correção nos devidos serviços que mais necessitam hoje.”

O advogado junto com o prefeito Luccas Rodrigues (PP) ainda explicou que “a prefeitura está com um precatório de quase 4 milhões de reais, e o executivo terá 15 dias para pagar a parcela de 1 milhão de reais que á administração passada não pagou.”

Ele explica que no ano passado os administradores anteriores, fizeram uma negociação de 500 mil reais para quitar as parcelas, mas nenhuma parcela foi paga.

Em sua palavra final, o advogado explicou que “a cidade de Presidente Bernardes está em uma situação particular diante do tribunal de contas, mas que esse problema deve ser encarado de frente, oque ele espera é que a população e os servidores tenham paciência, pois este não é um momento de pensar em aumento devido as dificuldades que a prefeitura enfrenta.”

Segundo o prefeito Luccas, a administração está empenhada para achar uma solução, e que até o dia 15 de Maio esse problemas com os servidores será encerrado. Eles ainda ressaltam que vão sentar e conversar, pois até o dia 15 o prefeito deverá receber uma intimação para pagar os 1 milhão de reais do DEPRE (Diretoria de Execução de Precatórios).

Em sua fala final na entrevista, o prefeito disse “Que em nenhum momento quis agir de ação maldosa, pois o servidor público é o coração da prefeitura, sem eles a prefeitura não funciona.” Ele ainda disse que “os funcionários devem sentar e averiguar a prefeitura como se fosse á empresa deles.”

Ele ainda citou “que a prefeitura está na UTI em leito de mortes, olhando pelo lado médico, pois se encontra com muitas dividas, principalmente da ultima administração.”

Ele ainda pediu a compreensão de todos, e “que se ele não implantar medidas amargas a prefeitura depois de dois anos fechará as portas.”

“Hoje nossa prefeitura é um nenê, pois vamos começar do zero, eu estou aqui pra doar meu tempo, e dentro dos 4 anos a cidade vai estar com a conta em dia.”

Outro Lado

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Presidente do Sindicato dos servidores Eudes da Silva Leonardo, ele disse “que a greve continuará agora na parte da tarde.”

Ele ainda ressaltou que apenas 30% dos funcionários ficaram de greve, pois o sindicato não quer prejudicar o serviço para a população.

Ele ainda nós informou que hoje, 14% dos funcionários que prestam serviços para a prefeitura participaram da greve.


 
 
 

Comments


bottom of page