top of page

Reunião é realizada no Distrito de Araxans junto com moradores e vereadores de Presidente Bernardes

  • Marcos Tomaes
  • 20 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura

Moradores presentes na reunião de bairro realizada hoje. (Foto: TV Araxans)

Aconteceu na noite desta Segunda-Feira (20) uma reunião no Salão Paroquial do Distrito de Araxans, envolvendo moradores do bairro e vereadores da cidade de Bernardes. Na pauta as “critícas” e “sugestões” foram coisas essenciais, que não faltaram. Esteve presentes os vereadores: Murilo Gomes; Cristina do Hospital; Iza Cerazi e Franthesco Breschi.

Saúde

Entre os assuntos mais falado esteve a saúde, que foi alvo de um debate grande. O assunto sobre o PSF do bairro, o transporte da saúde, os atendimentos e os remédios ocupou espaço do começo á metade da reunião. Sobre isso houve criticas, mas também elogios.

Moradores disseram que “Semanas atrás teve uma reunião com o Diretor da saúde, mas muitas pessoas não ficaram sabendo.” O assuntou sobre a saúde no bairro, houve tanta polêmica, que em breve será realizado uma outra reunião junto com a população e o atual diretor responsável.

Vereadores presentes, tiraram algumas duvidas sobre a atendimento de saúde no bairro, mas mesmo assim, o assunto ficará para uma próxima reunião.

Transporte

Entre os outros assuntos pautados, esteve os transporte das crianças da creche, e o transporte dos trabalhadores do bairro Santo Antônio e do Distrito de Araxans. Segundo a Lei: “Os ônibus escolares são apenas para trafegar com alunos que moram na zona rural, e longe das escolas Municipais e Estadual da cidade.” Sendo assim moradores não tem o direito de transitar com o ônibus escolar para ir trabalhar.

Os vereadores presentes, pediram paciência, pois irão providenciar um ônibus (não escolar) para que os trabalhadores, tanto do Santo Antônio como do Distrito de Araxans, não tenha que se preocupar com o transporte, que levava eles até o serviço e os trazia de volta a tarde.

Sobre o transporte, ainda foi discutido a questão da piruá que leva os pequenos a creche. A vereadora Cristina do Hospital “citou que uma nova creche em breve, será aberta no Araxans, usando duas salas da escola EMEIF DR PAULO SOARES HUNGRIA JÙNIOR para atender todas as crianças do bairro.”

Ainda segundo os moradores, “de manhã cedo existe um transporte que leva as crianças até a creche, mas na piruá não existe monitor para tomar conta dos pequenos” pelos próprios moradores foi sugerido uma(o) monitor, para que as crianças faça uma viagem segura, até as unidades educacionais da cidade.

Meio Ambiente

Após o transporte, o assunto pautado foi o Meio Ambiente no bairro. Hoje no bairro existe locais onde as pessoas fazem limpezas em suas casas, e deixam lá. Locais esses onde existe placa dizendo que é proibido jogar lixo.

Nesse assunto moradores deram diversas sugestões. Uma delas citada por uma moradora foi “Que a Prefeitura deveria deixar uma caçamba no bairro, para que os moradores depositem nela folhas e galhos de árvores.” Além disso uma outra sugestão lançada foi a conscientização e o os dias de limpeza no bairro.

Desde o ano passado até agora no bairro, não houve nenhuma limpeza nesses locais onde são depositados entulhos, e a cada dia que passa o lixo aumenta mais.

No assunto os vereadores interferiram com uma dica que dizia o seguinte: “Vocês devem se informar com o Diretor do Meio Ambiente para saber quando será feita a limpeza no bairro, e estar solicitando ao mesmo, limpeza uma vez por mês nos locais que mais sofrem com lixo hoje. Sendo assim, sabendo da informação, os moradores terão um dia antes para fazer a limpeza, e no outro dia o caminhão retirar a sujeira.”

Além disso a conscientização de todos foi debatida. Em reclamação moradores disseram que “o único lugar para jogar lixo é no local especifico, e em que, há muitos anos muita gente joga lixo lá.”

Obras (Esgoto a céu aberto)

O ultimo assunto tratado, foi os problemas de esgoto a céu aberto que moradores vem enfrentando no bairro.

Fotos foram mostradas aos vereadores e em suas agendas eles anotaram, com um comprometimento futuro, de que aquilo seria resolvido, trazendo tranquilidade aos moradores que enfrentam esse problema na porta e casa.

A reunião teve como objetivo esclarecer duvidas, criticar e sugerir melhorias no distrito. Além disso o objetivo principal foi de entrar em um consenso com os vereadores que são responsáveis pela fiscalização nos bairros, distritos e na própria cidade, para que eles possam levar as reclamações e sugestões adiante, para solucionar os problemas enfrentados.

A reunião do bairro começou as 19h00 e terminou as 21h00.


 
 
 

Comments


bottom of page