Aplicativo WhatsApp será bloqueado mais uma vez por decisão judicial de Juíza do Rio de Janeiro
- Marcos Tomaes - Tv Araxans
- 19 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu que o WhatsApp seja bloqueado em todo o Brasil, nesta terça-feira (19). O aplicativo terá suas funções suspensas depois da decisão da Juíza Daniela Barbosa Assunção, as operadoras já foram notificadas e o aplicativo pode parar de funcionar a qualquer momento do dia de hoje. Além da suspensão do aplicativo a Juíza Daniela aplicou uma multa de cinquenta mil reais por dia até o cumprimento dessa ordem judicial. Segundo Daniela o Face book foi notificado três vezes dessa decisão para que fizesse interceptação de mensagem durante uma investigação que está sobre sigilo que está sobre andamento em Caxias na Baixada Fluminense.
Não é a primeira vez que um tribunal decide pela suspensão do acesso ao aplicativo no Brasil. Um dos bloqueios anteriores ocorreu em dezembro de 2015, quando a Justiça de São Paulo ordenou que as empresas impedissem a conexão por 48 horas em represália ao WhatsApp ter se recusado a colaborar com uma investigação criminal. O aplicativo ficou inacessível por 12 horas e voltou a funcionar por decisão do Tribunal de Justiça de SP.
Bloqueio em Maio
A investigação que culminou no bloqueio do em maio deste ano foi iniciada após uma apreensão de drogas na cidade de Lagarto, a 75 km de Aracaju. O juiz Marcel Montalvão pediu em novembro de 2015 que o Facebook informasse o nome dos usuários de uma conta no WhatsApp em que informações sobre drogas eram trocadas. As informações desse processo corriam em segredo de Justiça.Segundo o delegado Aldo Amorim, membro da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Brasília, a investigação foi iniciada em 2015 e esbarrou na necessidade informações relacionadas às trocas de mensagens via WhatsApp, que foram solicitadas ao Facebook. A empresa não cumpriu a decisão.
Kommentare