top of page

Agentes da Vigilância epidemiológica, orientam moradores do Distrito de Araxans sobre a dengue

  • Jornal da Tarde
  • 23 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Os agentes da (vigilância epidemiológica) de Presidente Bernardes, estiveram hoje no Distrito de Araxans. Os agentes passaram de casa em casa, orientando todos os moradores a como se prevenir do mosquito da dengue, eles também estiveram olhando o quintal dos habitantes e mostrando onde já se encontrava a larva da dengue.

No bairro este ano já foram feita várias campanhas em orientação a doença, no Distrito até hoje só ouve 1 suspeita de caso de dengue.

São Paulo – Em 2015, já foram registradas 229 mortes causadas pela dengue no Brasil. A maior parte delas ocorreu no estado de São Paulo, campeão disparado de óbitos decorrentes da doença, com 169. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde e consideram o período até 18 de abril.

Os números são bem maiores que os registrados no ano passado. No mesmo período de 2014, o país teve 158 mortes causadas pela dengue (o número de 2015 é 234,2% maior). Em São Paulo foram 35 óbitos.

No quadro abaixo é possível ver os dados de todo o país sobre a dengue. Além das informações sobre óbitos, estão disponíveis dados sobre casos registrados da doença, incidência de casos por 100 mil habitantes e casos graves registrados até agora. Os números de 2015 são comparados com os do mesmo período de 2014 (1º de janeiro a 18 de abril).

Prevenção

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

Hoje o nosso pais enfrenta crise com a saúde brasileira, por isso cada dia que se passa vamos lutar juntos ao combate da dengue.


 
 
 

Comments


bottom of page